Regência de Aulas

   Regência de Aulas


Em relação às minhas regências de aulas, foi algo um pouco mais complicado do que eu imaginava. Devido ao fato de ser intercalado com o Prof. Ricardo (regente da turma), o planejamento de aulas foi algo extremamente desafiador e complicado de ser efetuado.

Pois na prática a situação era: Eu planejava uma aula se baseando no planejamento do Prof. Ricardo e a aplicava em uma aula de Segunda-Feira. Porém, na Sexta-Feira, quando a turma tinha duas aulas, quem dava as aulas era o Prof. regente.

Por conta disso, era extremamente complicado de planejar e organizar uma sequência de aulas para eu aplicar. Pois eu dependia do quanto o Prof. Ricardo iria avançar com os alunos nas duas aulas de Sexta-Feira.

Visando contornar isso, efetuei e organizei meu planejamento de aulas de maneira muito semelhante ao planejamento que o Prof. regente já tinha preparado. Desta forma, minimizei os possíveis "desencontros de conteúdo", que mesmo assim acabaram acontecendo (em pequena escala).

Falando um pouco da experiência de regência mesmo, foi algo desafiador. Eu já havia trabalhado com Ensino Médio antes, porém foi como atuante do PIBID, ou seja, o modelo e estilo de atividades que trabalhei por lá (PIBID), era um pouco diferente do que eu estava encarando agora.

Contudo, mesmo com algumas dificuldades, posso dizer que foi uma experiência muito gratificante que molda bastante meu "caráter de futuro professor".

Consigo agora imaginar muito melhor que tipo de cenário irei encontrar nas salas de aula após me graduar.

Por conta disso, quero novamente ressaltar e agradecer ao Prof. Ricardo por ter me disponibilizado um pouco do seu tempo e planejamento. Certamente não irei esquecer das dicas e sugestões que recebi ao longo da minha jornada de regência.


Comentários