Acompanhamento das Aulas

                                          Acompanhamento das Aulas

 

Após definir que tanto as observações, quanto as regências de aula seriam efetuadas na sala do 1º7 do período vespertino na Escola Bailarina Liselott Trinks, conversei com o Prof. Ricardo que é o atual regente da turma. Desta forma, ficou combinado que as atividades seriam realizadas em dois dias: Segunda-feira: 13:45 às 14:30 e Sexta-feira: 13:00 às 13:45 e 14:30 às 15:15. 

Diante disso, buscando não fugir muito de seu planejamento (que é organizado de maneira igual para todos os 5 primeiros anos que ele rege aulas na escola), foi definido que as observações e regências seriam efetuadas de maneira intercalada: Nas segundas-feiras ele me disponibilizaria uma aula para regência, e nas duas aulas de sexta-feira seriam feitas as observações enquanto o Prof. Ricardo lecionaria.

Assim, ao chegar ao final do período destinado a observações, posso destacar alguns pontos interessantes:

Primeiro, esse modelo de realização das atividades (intercalado com o Prof. regente) foi algo completamente novo para mim. No que diz respeito às observações de aula, não foi algo que dificultou tanto, porém, em relação às regências de aula, essa realidade se tornou um enorme desafio (falarei mais disso na seção destinada a regências de aulas).

Em relação ao Prof. Ricardo, deixo aqui meu imenso agradecimento por me disponibilizar algumas de suas aulas. Somado a isso, deixo claro que compreendi e aceitei totalmente o modelo que ele propôs, pois realmente não é fácil simplesmente "ceder" 12 aulas seguidas para um estagiário, colocando em jogo todo seu planejamento que foi feito para levar todos os primeiros anos de maneira "meio igual".

Falando um pouco da turma, pode-se notar que não há tanta dispersão ou acontecimentos que influenciem no andamento das aulas, porém, mesmo com maior parte dos alunos prestando atenção (ou fingindo que estão), mostrou-se que o nível era extremamente baixo e até mesmo preocupante.

Isso talvez pode ser um reflexo dos dois anos de ensino à distância por conta da Pandemia de Covid-19. Mas mesmo assim, foi gritante o nível de dificuldade que grande parte da sala apresentava (principalmente em coisas relacionadas à Matemática Básica).

Por fim, após esse breve período em que estive presente, posso afirmar que a vida de um Prof. (seja ele de Matemática ou não) não é das mais simples, especialmente agora nesse momento de readaptação às atividades presenciais.

Mesmo assim, posso dizer que foi uma experiência que agregou bastante em minha formação, me colocando e apresentando situações que eu ainda não havia presenciado.  

Comentários